Informação sobre tuberculose, causas, sintomas e tratamento da tuberculose pulmonar assim como o modo de transmissão, identificando procedimentos para a sua cura e apresentando dicas de prevenção, descrevendo os diversos tipos de tuberculose.


Como se transmite a tuberculose

Tuberculose é uma doença infecciosa que normalmente afeta os pulmões, embora possa afetar quase qualquer parte do corpo.
A tuberculose causou cerca de uma em cada oito mortes no Reino Unido há cerca de 150 anos atrás, mas na década de 1980, com melhores condições de habitabilidade e nutrição, tornou-se rara no Reino Unido com 5.086 casos em 1987. No entanto, a tuberculose não foi eliminada por completo. Ao longo dos últimos 20 anos no Reino Unido os números têm vindo a aumentar lentamente. Cerca de 9000 pessoas são diagnosticadas com tuberculose a cada ano, o que corresponde a cerca de uma pessoa por cada 7000 pessoas da população.
Tuberculose não é facilmente adquirida, já que se torna necessário que você tenha que estar em estreito e bastante prolongado contato com alguém com tuberculose (por exemplo, vivendo na mesma casa), mas todas as pessoas devem estar cientes dos sintomas da doença, para que possam procurar tratamento o mais cedo possível.

Tuberculose só pode ser contraída diretamente de alguém com tuberculose infeciosa nos pulmões ou garganta. Embora a tuberculose seja transmitida pelo ar, quando as pessoas que têm a doença tossem ou espirram, podem contagiar pessoas que estão em contato próximo e prolongado.
Portanto, é improvável que você pegue tuberculose no transporte público, por exemplo.
Nem todas as pessoas com tuberculose dos pulmões são contagiantes, e enquanto elas estão tomando o tratamento adequado, na maior parte dos casos deixam de se tornar infeciosas rapidamente, geralmente após cerca de duas semanas desde que elas estão implementando o tratamento adequado.
Apesar de qualquer pessoa puder pegar tuberculose, alguns grupos de pessoas correm mais riscos do que outros. Estes incluem as pessoas que:
• Vivem na mesma casa, ou estiveram em contato próximo prolongado, com alguém que tenha tuberculose infeciosa;
• Estejam a viver em condições insalubres ou sobre-lotadas, incluindo pessoas que estão desabrigadas ou dormem na rua;
• Viveram, trabalharam ou permaneceram por um longo tempo numa área com uma alta taxa de tuberculose, por exemplo, sudeste da Ásia, África subsariana e em alguns países da Europa de Leste;
• Possam ter sido expostas à tuberculose na sua juventude, quando a doença era mais comum;
• Sejam filhos de pais cujo país de origem tem uma alta taxa de tuberculose;
• Saíram da prisão;
• São incapazes de combater a infecção (imunossuprimidos) devido a doença (por exemplo, a infecção pelo HIV);
• São dependentes de drogas ou de abuso de álcool;
• Não comem o suficiente para se manter saudáveis.