Informação sobre tuberculose, causas, sintomas e tratamento da tuberculose pulmonar assim como o modo de transmissão, identificando procedimentos para a sua cura e apresentando dicas de prevenção, descrevendo os diversos tipos de tuberculose.


Vacina BCG impede a tuberculose?

Existe uma vacina (BCG), que tem sido usada ao longo de muitos anos para ajudar a proteger contra a tuberculose. BCG funciona melhor para prevenir as formas mais graves de tuberculose em crianças.
No entanto, a vacina BCG não previne a tuberculose em todos os casos, pelo que você ainda precisa conhecer os sinais e sintomas da tuberculose.

Em alguns países a vacina BCG é oferecida a:
• Crianças com menos de 12 meses de idade que nasceram ou que vivem em áreas onde a taxa anual de novos casos de tuberculose é de 40 casos por 100.000 habitantes ou mais.
• Crianças com menos de 16 anos de idade, cujos pais ou avós nasceram ou vieram de um país onde a taxa anual de novos casos de tuberculose é de 40 casos por 100.000 habitantes ou mais.
• Crianças previamente não vacinadas com menos de 16 anos de idade que sejam recém imigradas de países onde a taxa anual de tuberculose  é de 40 casos por 100.000 habitantes ou mais.
• Indivíduos não vacinados anteriormente com tuberculina negativa, com menos de 16 anos de idade e que estão em contato com casos de tuberculose respiratória.