Informação sobre tuberculose, causas, sintomas e tratamento da tuberculose pulmonar assim como o modo de transmissão, identificando procedimentos para a sua cura e apresentando dicas de prevenção, descrevendo os diversos tipos de tuberculose.


Como vou saber se tenho tuberculose

Os sintomas mais comuns da tuberculose incluem:
• Uma tosse persistente que dura mais de três semanas e piora progressivamente;
• Perda de peso sem motivo aparente;
• Febre e suores noturnos;
• Uma sensação geral e invulgar de cansaço e mal-estar;
• Tosse com sangue.
Todos estes sintomas também podem ser sinais de outros problemas, mas se você os tem e está preocupado, fale com o seu médico.
Se você mantêm um contato próximo com alguém que tenha sido diagnosticado com tuberculose e por conseguinte existe um risco de você ter a infeção, poderá consultar o seu médico para que este possa promover testes para despistar a possibilidade de você ter tuberculose.

A tuberculose pode ser tratada com antibióticos especiais. Uma vez que o tratamento é iniciado, você começará a sentir-se melhor depois de cerca de duas a quatro semanas. Mas o tratamento deve continuar por pelo menos seis meses. É de vital importância completar todo o tratamento com antibióticos para curar a tuberculose. Se você não fizer isso, a tuberculose pode retornar numa forma que é resistente aos medicamentos habituais e muito mais difícil de tratar, e você poderá passar essa forma mais grave da infeção para a sua família e amigos. Se a tuberculose não for tratada adequadamente, pode levar à morte.