Informação sobre tuberculose, causas, sintomas e tratamento da tuberculose pulmonar assim como o modo de transmissão, identificando procedimentos para a sua cura e apresentando dicas de prevenção, descrevendo os diversos tipos de tuberculose.


Epidemiologia da tuberculose no Brasil e no Mundo

A tuberculose é uma doença infecciosa crónica. A maioria dos pacientes infectados pelo bacilo (cerca de 90% dos casos) não irá apresentar os sinais e sintomas da doença. Os 10% restantes irão adoecer, metade deles de forma precoce (primeiros 3 anos da infecção) e a outra metade num estágio mais tardio.
Estima-se que um terço da população mundial (cerca de 1,7 bilhões de pessoas) já esteja infectada pelo bacilo de Koch, a grande maioria residindo nos países em desenvolvimento do antigo "Terceiro Mundo".
Nesses países, a OMS registra 8 milhões de novos casos de tuberculose-doença por ano, destes cerca de 3 milhões vão ao óbito (ou seja, 35% de letalidade, muito maior do que a esperada com o advento da quimioterapia tuberculostática).
O Brasil só perde para a índia, China e Filipinas em termos de incidência de tuberculose! Em nosso país, estima-se 40 milhões de infectados (cerca de 25% da população), com aproximadamente 100 mil casos novos de tuberculose-doença por ano, dos quais 4-5 mil vão ao óbito, uma letalidade em torno de 5%.
Os casos de tuberculose no Brasil predominam nos centros urbanos da Região Sudeste, acometendo especialmente a população de baixa renda, residindo na periferia das cidades.