Informação sobre tuberculose, causas, sintomas e tratamento da tuberculose pulmonar assim como o modo de transmissão, identificando procedimentos para a sua cura e apresentando dicas de prevenção, descrevendo os diversos tipos de tuberculose.


sábado, 28 de abril de 2012

Tuberculose Miliar

Esta forma de tuberculose é mais comum em crianças menores de 2 anos e não vacinadas pelo BCG, ou então em pacientes com imunodepressão moderada a grave (ex.: desnutrição, SIDA). Lembre-se da disseminação linfo-hematogênica logo após a primo-infecção.
Normalmente, os focos hematogênicos são contidos quando da instalação da imunidade e permanecem latentes. Nesta forma de tuberculose, entretanto, esses focos não são contidos e evoluem com progressão da lesão e grande proliferação bacilar. O foco primário pode progredir e continuar lançando bacilos no sangue ou então um foco metastático na parede de uma veia pulmonar (foco de Weigart) pode ser o responsável pela continuação da disseminação. O interstício pulmonar e as meninges são os tecidos mais afetados, mas a doença também está presente no sistema retículo-endotelial (fígado, baço, linfonodos), medula óssea etc. Se não tratada precocemente, a doença quase sempre leva á criança ao óbito. O termo 'miliar' vem do aspecto macroscópico do comprometimento multi-nodular pulmonar - os nódulos granulomatosos intersticiais são semelhantes às sementes de miliet, uma espécie de gramínea. A meningite tuberculosa, também mais comum em crianças com idade inferior a 2 anos, é uma forma de tuberculose miliar primária. A vacina BCG consegue prevenir esta complicação.
Índice dos artigos relativos a Tuberculose

ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL