Informação sobre tuberculose, causas, sintomas e tratamento da tuberculose pulmonar assim como o modo de transmissão, identificando procedimentos para a sua cura e apresentando dicas de prevenção, descrevendo os diversos tipos de tuberculose.


Tuberculose

Tuberculose, é uma doença causada por germes. Os germes da tuberculose podem-se instalar em qualquer parte do corpo. Nós, mais freqüentemente, ouvimos falar de tuberculose nos pulmões. O germe da Tuberculose se multiplica e agride partes do corpo humano, como os pulmões. Quando os pulmões são agredidos, o indivíduo não consegue respirar normalmente. A Tuberculose pode ser curada com o tratamento correto. As pessoas que não recebem o tratamento adequado podem morrer de Tuberculose.
De um modo técnico poderemos afirmar que a Tuberculose é uma doença infecciosa crônica, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, caracterizada pela formação de granulomas nos tecidos infectados e por hipersensibilidade mediada por células.

A tuberculose é uma doença infecciosa bacteriana grave, que afeta mais frequentemente os pulmões, sendo principalmente transmitida de pessoa para pessoa através de gotículas (aerossóis) dos pulmões de pessoas com doença pulmonar ativa.

Porque não existe atualmente uma vacina completamente eficaz, o controlo da doença depende fortemente de detecção de casos de infecção e do seu tratamento durante pelo menos seis meses, com uma combinação de antibióticos. O objectivo do tratamento é curar o paciente e conseguir a não infecciosidade, pelo que, se pretende a interrupção da transmissão da doença, evitando ao mesmo tempo o aparecimento de resistência a fármacos.

Na União Europeia, as taxas de notificação de casos de tuberculose estão entre os mais baixos do mundo. No entanto, o padrão epidemiológico varia consideravelmente de país para país, com alguns países a mostrarem um progresso constante no sentido de eliminar a doença, enquanto outros ainda enfrentam elevadas taxas de notificação de casos.

Factos sobre a tuberculose

O agente causador da tuberculose mais importante é o Mycobacterium tuberculosis. M. tuberculosis, M. bovis, em conjunto com, M. africanum e M. microti, que formam o 'M. complexo de tuberculosis, que é um grupo dentro do género Mycobacterium. Este gênero também inclui muitos micobactérias não tuberculosas diferentes, das quais M. leprae e M. avium são mais as conhecidas.