Informação sobre tuberculose, causas, sintomas e tratamento da tuberculose pulmonar assim como o modo de transmissão, identificando procedimentos para a sua cura e apresentando dicas de prevenção, descrevendo os diversos tipos de tuberculose.


Síndromes da Tuberculose

A doença da tuberculose desenvolve-se em apenas 10% dos pacientes infectados. Em 5% dos casos, a primo-infecção evolui para doença (neste caso a Tuberculose Primária) que ocorre dentro dos primeiros 3 anos da infecção, mas geralmente nos primeiros 3 meses (período de incubação de 1 mês a 3 anos).
Nos restantes 5%, a doença desenvolverá após 3 anos da primo-infecção (geralmente décadas depois), ou seja, em pacientes previamente imunizados - neste caso, estamos falando da Tuberculose Pós-Primária, antigamente denominada tuberculose secundária.
Como veremos, este tipo de tuberculose pode ser decorrente da reativaçõo de um foco latente da primo-infecção ou simplesmente de uma reinfecção (uma nova inalação de bacilos).
Enquanto a tuberculose primária é a forma de doença clássica na criança, a tuberculose pós-primária ocorre quase exclusivamente em adultos com mais de 15 anos de idade.


Fatores de Risco para tuberculose

Qualquer pessoa pode vir a ter tuberculose, mas pessoas com alto risco de contrair tuberculose dividem-se normalmente em duas categorias:
- Pessoas que estiveram recentemente infectadas com a bactéria da tuberculose;
- Pessoas com condições médicas que enfraquecem o sistema imunitário.

Qualquer pessoa ficará em maior risco de ser infectada com a bactéria da tuberculose se:
- Passou um tempo com uma pessoa que apresenta tuberculose;
- Se for de um país ou se tiver visitado zonas onde a doença tuberculose é muito comum;
- Se viver ou trabalhar em locais onde a tuberculose é mais comum, como viver num abrigo, prisão ou cadeia, ou em instalações de cuidados de saúde a longo prazo;
- Se for um profissional de saúde que trabalha com pacientes que estão em risco aumentado de contrair tuberculose;
-  Se tiver a infecção pelo HIV;
- Se for uma criança com menos de 5 anos de idade;
- Se foi recentemente infectado com a bactéria da tuberculose nos últimos dois anos;
- Se tem outros problemas de saúde que tornam complicado o combater a doença pelo seu organismo;
- Se fumar cigarros ou abusar de bebidas alcoólicas e  utilizar drogas;
- Se não for tratado corretamente para a infecção da tuberculose latente ou se não foi devidamente tratado  para a doença da tuberculose no passado.


ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL