Informação sobre tuberculose, causas, sintomas e tratamento da tuberculose pulmonar assim como o modo de transmissão, identificando procedimentos para a sua cura e apresentando dicas de prevenção, descrevendo os diversos tipos de tuberculose.


Informações para quem cuida de portadores de Tuberculose

  1. Tuberculose é uma doença causada por germes. Ela é transmitida mais facilmente quando está localizada nos pulmões do paciente.
  2. Pessoas com Tuberculose apresentam sintomas diferentes. O principal sintoma da Tuberculose nos pulmões é tosse por mais de duas a três semanas. É recomendado ir até uma unidade de saúde para fazer exames.
  3. Tuberculose é transmitida para outras pessoas quando alguém com Tuberculose tosse ou espirra.
  4. É importante para o paciente com Tuberculose tomar todas as drogas para Tuberculose regularmente, de acordo com a programação, durante todo o tratamento. Do contrário, a doença pode se tornar incurável.
  5. Evita-se Tuberculose:, tomando todo o tratamento e ficando curado da Tuberculose e cobrindo a boca e o nariz quando tossir ou espirrar.
  6. O principal papel do agente de apoio é certificar-se que o paciente está tomando todos os medicamentos regularmente, durante toda a duração do tratamento. Também é parte do seu trabalho ouvir e encorajar o paciente.
  7. Como agente de apoio você provê ajuda contínua ao paciente, vendo o paciente tomar as drogas corretas e completando o cartão de tratamento da Tuberculose, a cada encontro, após as drogas serem tomadas. Encorajando o paciente a continuar os encontros para tratamento da Tuberculose, certificando-se que sempre haja drogas suficientes para o paciente, encaminhando o paciente à unidade de saúde se surgirem problemas e certificando-se que o paciente vá à unidade de saúde quando tiver que fazer um exame de escarro.
  8.  Complete o cartão de tratamento da Tuberculose cada vez que o paciente tomar as drogas.
  9. Você deve ver o paciente engolir todas as drogas.
  10. As drogas para Tuberculose podem causar efeitos colaterais. O paciente deve informá-lo se tiver algum efeito colateral para que você saiba o que fazer.
  11. O agente de apoio ajuda o paciente a melhorar e impede que a Tuberculose se espalhe entre a família e a comunidade.